Nesta quarta-feira, 27, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar e do Centro de Referência Estadual em Banco de leite Humano/ACRE realizaram mais uma coleta de leite materno nas residências das doadoras.
Desta vez foram coletados 1.800ml na residência de duas doadoras. Porém foram feitos, em outros endereços, novos cadastros e entrega de kits para coleta.
Além disso, foram realizados diversos exames (testes rápidos) nas doadoras, como: sífilis, HIV (sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana) e Hepatites. Foram distribuídas máscaras de proteção, inclusive para os pais (homens) presentes. As doadoras também foram certificadas, por estarmos na semana de doação de aleitamento materno, e presenteadas com uma lembrança entregue por um dos parceiros do programa (natura acre).
“Esta ação é de extrema importância para salvar as vidas de inúmeros bebês que estão internados na maternidade em leitos neonatais. Eles precisam ser alimentados com todas as propriedades nutricionais que só o leite materno possui, além de não agredir sua saúde, como é o caso de leite industrializado. Ficamos extremamente agradecidos as doadoras e gratificados por salvar vidas prematuras.” – Disse a Enfermeira Ingrid Taveira.
Hoje há trinta doadoras cadastradas no Banco de Leite. Mas o número ideal deveria ser bem maior. Com essas doadoras somente são atendidos bebês com até 1,5kg/peso. Caso houvesse mais doadoras seria possível atender mais crianças e bebês acima de 1,5kg/peso.
As mães que desejarem participar do cadastro e salvar vidas, basta entrar em contato com o Banco de Leite, 3224 1060. Todas as cadastradas receberão os kits de coleta em suas casas e terão toda a atenção de saúde para a família.
“O Corpo de Bombeiros agradece a parceria do Governo do Estado através da Secretaria de Saúde e fica extremamente feliz em participar dessa “força tarefa” em salvar vidas prematuras, fortalecendo nosso lema “vidas alheias e riquezas salvar”. Nós Valorizamos todos os tipos de vida e faremos tudo para preservá-las.” – Major Bombeiro Militar Cláudio Falcão.