Terceiro caso de coronavírus é confirmado na Bolívia

A Bolívia confirmou na noite desta quarta-feira, 11, o terceiro caso de coronavírus no país. Trata-se de um homem entre 23 e 29 anos. O caso foi registrado em Santa Cruz, onde vários brasileiros estudam medicina.


“Ele [paciente] tinha feito uma viagem de Miami para Madrid, depois retornou para Miami e chegou a Santa Cruz no domingo. Hoje ele apresentou febre no hospital, o exame foi realizado e deu positivo”, disse o secretário de Saúde de Santa Cruz, Oscar Urenda.


O exame do paciente foi analisado pelo Centro de Doenças Tropicais (Cenetrop), o mesmo laboratório que confirmou os dois primeiros casos de Covid-19 na Bolívia. Ainda segundo o secretário, esse terceiro paciente está isolado em casa e em boas condições físicas.


O ministro da Saúde, Aníbal Cruz, informou na terça-feira, 10, os dois primeiros casos de coronavírus. Eram duas mulheres, de 60 e 64 anos, em Oruro e San Carlos de Ichilo (Santa Cruz), respectivamente, que chegaram ao país da Itália sem apresentar sintomas.


Durante esta quarta-feita, após uma reunião entre governadores e prefeitos em La Paz, o governo decidiu declarar emergência nacional diante do aparecimento do coronavírus na Bolívia.


“O governo está declarando uma emergência nacional. Isso permitirá otimizar os fundos necessários para conter o vírus e, simultaneamente, atender a qualquer contingência que possa surgir”, disse o ministro da Presidência, Yerko Nuñez, em entrevista coletiva.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu já caracterizar a disseminação do Covid-19 como uma pandemia, considerando que afetou mais de 118.000 pessoas em 114 países, com mais de 4,2 mil mortes, de acordo com os dados mais recentes.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias