Pesquisar
Close this search box.
banner 970x250

Mara Rocha vai ao Ministério da agricultura solicitar a contratação de pessoal para agilizar a exportação de produtos agropecuários para o Peru

Mara Rocha vai ao Ministério da agricultura solicitar a contratação de pessoal para agilizar a exportação de produtos agropecuários para o Peru


Na tarde desta segunda-feira (09/03), a Deputada Federal Mara Rocha(PSDB/AC), esteve no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) para tratar da fiscalização fitossanitária em Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil.
Participaram da audiência o Secretário Adjunto da Secretaria de Defesa Agropecuária/SDA-MAPA, Márcio Rezende e o Diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Fábio Florêncio Fernandes.
A Deputada relatou as dificuldades vividas pelos empresários da região que, com um único fiscal disponível na região de fronteira, enfrentam sérias dificuldades para a liberação de importações e exportações. “Muitas cargas acabam estragando enquanto esperam a análise da documentação, causando enormes prejuízos a empresários, produtores e dificultando o comércio entre o Brasil, Peru e Bolívia.”
“Estamos exportando milho vindo do Mato Grosso ou produzido no Acre, para as granjas peruanas, que estão parados à espera da fiscalização, que é inexistente, isso prejudica a todos”, esclareceu a parlamentar.
O Secretário Adjunto da Secretaria de Defesa Agropecuária, Márcio Rezende, explicou que a aduana de Assis Brasil está em reforma e todo o atendimento está sendo realizado na aduana de Epitaciolândia. Márcio Rezende também garantiu que em 30 dias o MAPA, através da SEPLAC, vai disponibilizar mais dois fiscais para o serviço de vigilância fitossanitária.
“Os novos fiscais trabalharão no regime de escala fortalecendo o atendimento e para maior agilidade na liberação das cargas”, garantiu o técnico do Ministério.
“É fundamental que o Ministério nos envie mais fiscais, de forma a garantir o fluxo de exportações pela fronteira do Acre, garantindo um novo mercado de comércio, que garanta mais oportunidades de desenvolvimento econômico ao nosso Estado”, finalizou Mara Rocha.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
banner 970x250

Últimas Notícias