Sem ar-condicionado ou ventiladores, pacientes sofrem com calor na Maternidade Bárbara Heliodora

O acompanhante de uma paciente, que pediu para não se identificado, denunciou que parte dos leitos da Maternidade Barbará Heliodora, em Rio Branco, estão sem ar-condicionado ou ventiladores, na noite desta quarta-feira (26).


Segundo o homem, a esposa dele não estava suportando o calor que fazia na sala, pois o ar-condicionado está com defeito e o local não possui nenhum ventilador. A única solução era abrir as janelas, que acabaram tendo que fechadas pois vários funcionários e outros acompanhantes vão para ala externa fumar, e a fumaça acaba entrando onde as grávidas aguardam para entrar no trabalho de parto.


Ainda segundo o denunciante, é um descaso e falta de humildade essa situação. Ele disse que procurou a http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração da maternidade, mas só conseguirá ter uma resposta na quinta-feira (27), pois nesta quarta-feira (26), ninguém da direção estava na unidade de saúde.


O acompanhante relatou ainda que no leito há um bebê que saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e que está na mesma situação que os pais e os outros pacientes no local.


A reportagem entrou em contato com a direção da maternidade, que emitiu uma nota explicando o ocorrido. Confira abaixo:


NOTA DE ESCLARECIMENTO


A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração da Maternidade Bárbara Heliodora, informa que os bebês que, eventualmente, deixam a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), são transferidos para as enfermarias chamadas de Canguru.


Informa ainda que em uma delas, a climatização está funcionando normalmente, enquanto que em outras três enfermarias – uma do tipo Canguru e duas normais –, o sistema de climatização passará por reparos já nos próximos dias.


Com relação a fumantes, a informação de que servidores estariam fazendo uso de cigarros próximos de pacientes não é verdadeira.


Os servidores da Maternidade Bárbara Heliodora têm como prática interpelar eventuais fumantes, sejam pacientes, sejam acompanhantes, orientando-os para que não utilizem as áreas internas do hospital para esse tipo de hábito. Desse modo, assegura-se a saúde dos bebês e de suas mães.


Rio Branco, AC, 27 de fevereiro de 2020.


Cleber Cardoso da Mota
Gerente-http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativo da Maternidade Bárbara Heliodora


Veja o vídeo:


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias