Policiais civis do Acre fazem uma paralisação nesta terça-feira (4), em frente a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na abertura do ano legislativo, para pedir apoio na mudança do texto da lei da reforma da Previdência tanton como estadual, aprovadas em 2019. Eles acompanham a sessão no plenário da Casa.
De acordo com o sindicato que representa a categoria, a mobilização começou por volta das 8h. Apesar da paralisação, nas delegacias, o atendimento ao público não foi suspenso.
“Esse ato foi convocado pela Confederação Brasileira dos Policiais Civis e está acontecendo em 16 estados da federação. Nós estamos aproveitando a abertura do ano legislativo e a tramitação da PEC 133 para trabalhar junto aos nossos congressistas federais um melhor texto da reforma da Previdência para o policial civil”, disse o presidente do sindicato, Tibério da Costa.
Costa diz que a aprovação do texto da reforma no ano passado trouxe prejuízos à categoria e, por isso, eles tentam reverter a situação por meio de uma Projeto de Emenda Constitucional (PEC).
“A previdência, hoje, institui uma regra de transição com pedágio de 100%. Ocorrem situações que o policial faltando um mês para se aposentar, vai ter que trabalhar cinco anos ao todo”, reforça.