Pesquisar
Close this search box.
banner ac 24h

Almoço oferecido pelo Estado é sucesso em escolas de Cruzeiro do Sul

Para muitas das crianças em situação de vulnerabilidade social, a merenda escolar é o único alimento que recebem durante o dia. Após alguns depoimentos que relatavam essa situação desalentadora, o governador Gladson Cameli decidiu acrescentar a partir do ano letivo de 2020 mais uma refeição nas escolas da rede pública do estado.


Desde que iniciaram os trabalhos letivos, as equipes escolares vêm se adaptando à novidade e aos poucos pondo em prática a nova refeição. Com a inovação do cardápio, são mais de 18 mil estudantes beneficiados no município de Cruzeiro do Sul.


Até para os estudantes com situação social mais estável o almoço na escola é uma proposta válida, pois garante-lhes condições de permanência na unidade e melhora o rendimento escolar.


Para agregar mais valor nutricional à alimentação escolar, o cardápio da merenda na rede pública estadual de ensino recebe novas combinações. Desde o ano passado, o peixe foi agregado à merenda e outros itens como mandioca, jerimum, alface, cenoura, banana, maçã, aveia, também foram incluídos e com boa aceitação pelos alunos.


A recepção do almoço tem sido positiva, comemora o diretor da Escola Rural de Ensino Fundamental e Médio Manoel Braz de Melo. “Iniciamos essa semana a oferta do almoço. Nos primeiros dias, os alunos não estavam adaptados e poucos ficavam ou chegavam para o almoço, no entanto, em meados da semana, praticamente todos os alunos, tanto os da manhã que saem como os da tarde que chegam, almoçam na escola”, comentou o gestor José Francisco Januário.


Desenvolver nas crianças e jovens a atenção para o que estão comendo e para a importância de incluírem alimentos saudáveis em suas refeições, conscientizar as merendeiras sobre as qualidades nutritivas e de higiene dos alimentos que preparam, contar com a orientação de nutricionistas, engajar a família no processo, utilizar produtos que provêm da agricultura local é o cenário ideal, uma experiência desafiadora para a oferta de uma alimentação escolar saudável e de qualidade.


Em visita às escolas urbanas e rurais, acompanhando os horários e a logística para a oferta do almoço, a coordenadora de educação, Ruth Bernardino, percebeu que a alimentação oferecida pelo Governo do Estado é sucesso entre os estudantes.


“A alimentação escolar atende as necessidades do aluno durante sua permanência na escola e certamente contribui para a diminuição do absenteísmo e melhoria do rendimento escolar. Afinal, vale aqui o velho bordão: criança com fome não aprende”, expôs Ruth.


PNAE: Programa Nacional de Alimentação Escolar


O PNAE, vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o mais antigo programa do governo brasileiro na área de alimentação escolar e de segurança alimentar e nutricional, é considerado um dos mais abrangentes do mundo no que se refere ao atendimento universal aos escolares e à garantia à alimentação adequada e saudável indicada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.


Por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as necessidades nutricionais durante o período em que permanecem na escola, o PNAE tem por objetivo contribuir para o crescimento, a aprendizagem, o desenvolvimento biopsicossocial, o rendimento escolar, e a formação de práticas alimentares saudáveis na infância para uma população escolar brasileira de mais de 42 milhões de alunos.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias