posto village ezgif.com gif to avif converter

Prefeitura intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti com arrastões de fiscalização nos bairros

Como parte da campanha de combate ao Aedes Aegypti (mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya), a prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está fazendo arrastões de fiscalização nos bairros com maior índice de focos do mosquito. Nesta quarta-feira, 27, as equipes da Vigilância Epidemiológica passaram pela Vila Acre e Cadeia Velha. Segundo dados da Semsa, Xavier Maia, Esperança e Vila Acre encabeçam o ranking de regiões com maior presença do foco.


“Mais de 90% dos criadouros está nas residências, por isso nós estamos dando atenção especial aos bairros mais afetados. Geralmente a gente intensifica essas ações no início do ano, mas como já iniciou o período de chuvas a prefeita Socorro Neri nos solicitou que a campanha fosse antecipada”, explicou o secretário de Saúde, Oteniel Almeida.


A Semsa já registrou quase cinco mil casos de suspeita de dengue, desde o início do ano, entre eles dois óbitos. A secretaria avaliou também que há risco de epidemia devido ao aumento de casos, no último mês. Os números variam de 20 a 27 registros, por semana.


A aposentada Maria Mirtes de Melo, moradora da Vila Acre há mais de 20 anos contou que “não importa a estação do ano, estou sempre tomando cuidado com a limpeza do meu quintal. Sou inimiga da sujeira. Já peguei dengue duas vezes e acredito que pode ter sido por negligência dos vizinhos que já não são tão cuidadosos assim”.


Além dos arrastões, que serão realizados toda quarta-feira, a prefeitura realiza também ações educativas e vistorias em prédios públicos. Mais de 200 equipes devem visitar mais de 180 mil domicílios até o fim da campanha. Além disso, a prefeitura está garantindo que uma frente de limpeza atue nos bairros no descarte e limpeza dos quintais, integrada às equipes da Semsa.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias