A Prefeitura de Rio Branco assegura nas unidades de saúde do município, além das consultas de pré-natal, a possibilidade da gestante participar de cursos gratuitos para as mulheres grávidas. O trabalho singularizado é desenvolvido através do Programa Saúde da Mulher da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) e inclui ensaio fotográfico.
No decorrer do treinamento as grávidas contam com apoio de psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas, em palestras e dinâmicas de grupo, durante a gravidez. O objetivo da Prefeitura, segundo a enfermeira Glívia Torres, da Unidade de Saúde da Família (USF), Platilde de Oliveira da Silva (Tancredo Neves), é proporcionar gestações e partos humanizados, bem como, garantir os cuidados necessários com as crianças e seu desenvolvimento.
Os encontros são diários na USF Platilde, onde atualmente 30 gestantes estão concluindo o curso de gravidas. Uma equipe multiprofissional acompanha toda a gestação e dá suporte para a realização do parto. Também é discutido a alimentação da grávida, doenças sexualmente transmissíveis, orientações sobre higiene e cuidados com o bebê, além da importância do aleitamento materno exclusivo.
Glívia Torres faz questão de enfatizar os direitos da grávida, sita como exemplo o acompanhante na maternidade, preparo para o trabalho de parto, parto e puerpério, bem como o incentivo ao parto normal. Nessa fase do treinamento buscamos, incluir na programação do curso, visita à ao Hospital Santa Juliana e a Maternidade para que as grávidas conheçam o local aonde vão dar à luz.
Ensaio Fotográfico – O ensaio fotográfico realizado por fotógrafos profissionais do Departamento de Comunicação (Decom) da Prefeitura é uma espécie de “cereja do bolo” do curso que é dividido em várias fazes. A eternização do momento passa pela elevação da autoestima das grávidas.
Nesta quinta-feira (7) grávidas dos bairros Caladinho, Tancredo Neves, Jorge Lavocat, Montanhês e Apolônio Sales, posaram para as lentes do fotógrafo Assis Lima, do Decom, especialista nessa modalidade de fotografia, no horto florestal.
Karine Clementino Gonçalves, moradora do bairro Montanhês, está esperando o primeiro filho. Ela veio ao horto acompanhada de familiares para registrar o que ela chamou de acontecimento. “O atendimento que recebi na USF Platilde foi ótimo. Nas palestras, aprendi como lidar com meu filho que está chegando e, quanto ao ensaio, eu quero guardar esse momento tão especial”, disse.
“Para mim, que sou mãe de 7 filhos e esperando o 8º foi muito importante, fiz coisas com os outros sete filhos que eu não fazia nem ideia que não podia. Vim aprender através das palestras. Foram dois meses de aprendizado. Tinha coisa, que eu arregalava os olhos, gente eu não sabia! Gente, eu podia ter causado danos aos meus filhos”, comentou Eliana Gomes Guerra, moradora do Apolônio Sales.
“No curso percebi que uma gravidez não é igual a outra, aprendi sobre cuidados com a saúde, como prevenir doenças, exames que a gente não pode deixar de fazer. E o carinho que as enfermeiras tratam a gente? Isso não tem preço”, revelou Saigela Nascimento.