A Polícia Militar realizava um patrulhamento de rotina quando, por volta das 4h da madrugada desta terça-feira (26), nas proximidades da Terceira Ponte, na Via Verde, em Rio Branco, quando avistou um veículo em fundada suspeita. Ao dar ordem de parada, na qual não foi obedecida pelo motorista, uma perseguição foi iniciada.
Os militares realizaram o acompanhamento do veículo, modelo Toyota/Corolla, que passou pelo cerco policial no Quinari e seguiu para Plácido de castro, ultrapassando mais de 100 km de perseguição.
Após fugir da abordagem, o veículo foi recuperado já no município de Plácido de Castro, após perder o controle e colidir com a cerca de uma residência. O criminoso fugiu entrando numa área de mata, possivelmente para o lado Boliviano.
Segundo um tenente que atuou na ação, como a legislação vigente não permite o uso de disparos de arma de fogo para impedir a fuga dos bandidos, isso dificulta o trabalho policial e coloca em risco a vida de terceiros pois, nesse trecho da fuga, os criminosos poderiam ter provocado um acidente grave, pois a velocidade do carro em fuga passou de 200km/h em alguns trechos.