Em parceria com a Defensoria Pública do Estado, Uninorte, Senac e empresários locais, o programa possibilita acesso rápido e sem burocracia a serviços de saúde, orientações na área jurídica e financeira a educadores
Lançado e idealizado pela prefeita Socorro Neri, que por ser professora conhece bem a rotina dos educadores, o Programa Cuidando de Quem Educa levou nesta quinta-feira, 31, atendimentos a educadores municipais de 22 unidades educacionais do Segundo Distrito da capital. A 2ª edição do Programa foi realizada pela Prefeitura e parceiros, na Escola Chico Mendes, localizada no Santa Inês e atendeu mais de 300 servidores.
Com foco na saúde da educadora, principalmente na garantia do agendamento de mamografias, o programa também oferta demais serviços de saúde (testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, agendamentos de consultas médicas e de enfermagem), orientações jurídicas, educação financeira e atividades que elevam a autoestima dos educadores da rede municipal de ensino.
“O objetivo, colocado pela prefeita Socorro Neri, é de que até o final do ano todas as nossas educadoras tenham acesso a exames de mamografia”, ressaltou o secretário de Educação, Moisés Diniz, que explicou “a Prefeitura, através do projeto, levará, semanalmente, ações com atendimentos a educadores de toda rede de ensino municipal. A previsão é que as ações integrem o calendário do ano letivo a partir de 2020”.
Cuidar de quem educa
As mulheres somam a maioria no quadro de funcionários da Educação da Prefeitura de Rio Branco, sendo que muitas cumprem jornada dupla de trabalho, na escola e em casa. “Nós queremos ajudar no que pudermos para garantir a qualidade de vida das nossas educadoras. Esse programa vai continuar por toda a minha gestão”, garantiu a prefeita no lançamento dos serviços.
“Nós mulheres, temos compromisso com cuidado no trabalho e com a família. Então ter um tempo para cuidar de nós mesmas é raro. Esse momento proporcionado pela prefeita e pela gestão, é maravilhoso, porque além dos cuidados médicos a gente ainda tem o cuidado com a beleza”, declarou Erenice Gomes, gestora da Escola Mozinha Feitosa.
A Maria Geane Rodriguês, professora da Escola Carmilita Barbosa Montenegro, colocou todos os exames em dia. “Essa ideia da prefeita é excelente. Em um mesmo espaço temos acesso a tantos serviços. Trouxeram os serviços até a gente. Hoje tirei o dia para cuidar de mim”, comentou.
Atendimento para todos
A programação do Cuidando de Quem Educa é voltada a educadores de toda a rede de ensino, e apesar da procura ser maior por parte das educadoras, educadores como o jovem Carlos Victor Fideles, assistente na Escola Chico Mendes, não perderam a oportunidade de cuidar mais de si. “Cuidar da saúde e do bem-estar requer tempo, por isso essa oportunidade veio em uma boa hora. Hoje, por exemplo, eu tive acesso à aula de educação financeira, além dos testes de saúde e cuidados estéticos”.
Quem também aproveitou os serviços da programação foi a Regivânia Quelis, professora de ensino infantil no Anexo Chico Mendes. “Cheguei cedo e aproveitei bem os serviços”, contou a professora enquanto arrumava os cabelos. “Essa ideia que a prefeita Socorro Neri e o secretário Moisés tiveram é ótima. Assim a gente tira um tempinho para cuidar da gente também”, ressaltou.
Grávida de 9 meses, a Antônia Roseli Medeiros, gestora da Escola Dra. Anna Turan Machado Falcão, aproveitou a programação para cuidar da beleza e pôr os exames em dia. “Por muitas vezes a gente se deixa para depois. Por conta da rotina, e isso dificulta a ida ao médico, acesso ao diagnóstico, a prevenção e tratamento. Essa oportunidade que a Prefeitura está proporcionando é louvável”, avaliou a gestora.