Na manhã desta quinta-feira, 26, a prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia), encerrou as atividades do Programa Plantando com os Curumins, na primeira escola contemplada pelo edital este ano. Os alunos da Escola Professora Carmelita Barbosa Montenegro prepararam uma programação especial para mostrar o que aprenderam.
“Temos que jogar o lixo no lixo e cuidar das plantinhas”, declarou a aluna do pré-escolar I, Lucy Romanov. Outro exemplo foi dado pelo aluno do pré-escolar II, Evandro Júnior. “Não podemos queimar, pois mata as plantinhas e ficamos doentes”, alertou.
O programa, criado em 2012, já atendeu quase 40 escolas da rede municipal de ensino. Equipes da Semeia desenvolvem atividades teóricas e práticas, por um mês, dentro das escolas afim de sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar, criando um vínculo de amor e respeito pela natureza.
“A nossa principal meta é conscientizar essa geração do futuro sobre a importância do meio ambiente como um todo. Tentando construir uma nova formação social, onde todas as questões ambientais são refletidas, desenvolvendo a competência e a habilidade dos estudantes”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Aberson Carvalho.
Até o final do ano quatro escolas terão sido contempladas. Além da educação ambiental, os técnicos da secretaria implantam paisagismo com espécies ornamentais e arbóreas, envolvendo também professores e trabalhadores em geral, fato que a diretora da escola, Débora Recco considera mais importante. “Além de trabalhar a conscientização ambiental com as crianças e com os educadores, nós tivemos também a revitalização do nosso jardim e horta, e inclusive com a revitalização da faixada e do muro da escola, deixando a escola com uma imagem mais agradável e receptiva. Estamos muito felizes e honrados com essa oportunidade dada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente”, disse.