Prefeitura de Rio Branco é contemplada com Programa Viver, em parceria com governo federal

A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, recebeu em seu gabinete no final da desta sexta-feira (20) o secretário Nacional da Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Antônio Costa, para firmar parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e o governo federal para implantação no Programa Viver – – Envelhecimento Ativo e Saudável.


Para a prefeita Socorro Neri a ação é de suma importância para o desenvolvimento da política de atenção à pessoa idosa em Rio Branco. “A visita do secretário ao nosso estado certamente deixará bons frutos. Nós iniciamos as tratativas para estreitar parcerias, conhecemos as ações desenvolvidas pela secretaria nacional e o nosso município já começa com a implantação do Programa Viver que vai criar um ambiente de aprendizado, de inclusão digital com computadores para que os nossos idosos possam frequentar esse espaço, receber cursos e participar de atividades formativas num ambiente interativo e organizado para isso. De modo, que é uma ação muito importante para a política do idoso em Rio Branco.”, disse a prefeita.


Além da inserção da pessoa idosa no mundo digital, por meio de cursos básicos de informática, como word, internet e redes sociais, o programa tem como objetivo trabalhar eixos na área da educação financeira, dos direitos, da saúde, da mobilidade física, integrando a pessoa idosa na família, na comunidade, preservando sua autonomia e seu protagonismo.


De acordo com o secretário, o principal motivo para que Rio Branco fosse selecionada para ser contemplada pelo Programa Viver é a sensibilidade da prefeita Socorro Neri em querer tratar a questão da pessoa idosa. “Essa é a principal reivindicação para fazermos parte dessa parceria. Então nós sentimos que a prefeita quer, tem essa sensibilidade e pode nos ajudar trazendo para o município esse Programa Viver.”, disse o secretário.


Pela parceria, por meio do Programa Viver, o governo federal irá doar os equipamentos – dez computadores – e a Prefeitura de Rio Branco a estrutura física e profissionais que irão acompanhar o trabalho e ministrar os cursos.


“Implantando essa sementinha aqui na capital, com certeza essa sementinha trará novos frutos de novos programas de uma parceria que está apenas começando numa relação da União com o município de Rio Branco e acatando até a sensibilidade da prefeita Socorro Neri que está vocaciona para cuidar da questão da pessoa idosa e, aproveitando este cuidado, nós haveremos de fazer grandes programas, grandes projetos aqui.”, acrescentou o secretário Antônio Costa.


Também estiveram na reunião a presidente do Conselho Estadual e vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Nilsinha Rocha, e a vereadora Lene Petecão, vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Branco.


 “É extremamente importante essa parceria. Fruto da Conferência da Pessoa Idosa e é uma ótima oportunidade. Ele está deixando aqui um instrumento maravilhoso para a política do idoso e a prefeita como sempre é uma pessoa muito organizada e já está colocando todo seu staff para cuidar desse programa que será de muita importância para os nossos idosos. Eu, como assistente social fico muito feliz.”, comentou a vereadora. 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias