Ícone do site Ecos da Noticia

Sem chuvas, Rio Acre deve baixar 60 centímetros e ficar próximo de 1,30 metro em Rio Branco

Seca e baixo nível. Essa é a previsão do Rio Acre, em Rio Branco, para os próximos três meses. Sem previsão de chuvas significativas, o manancial deve baixar em 60 centímetros e o nível ficar abaixo de 1,50 metro. Na manhã desta segunda-feira (5) foi registrado 1,90 metro.


Em julho de 2017, o Rio Acre atingiu a marca de 1,49 metro na capital acreana. Em setembro do mesmo ano, o manancial chegou a marca histórica de 1,30 metro.


Sem previsão de chuva para os próximos dez dias, o major Cláudio Falcão, assessor do Corpo de Bombeiros, confirmou que agosto, setembro e outubro serão meses sem muita chuva.


“Temos essa possibilidade. Não podemos descartar que ele tenha um nível muito parecido com o que tivemos em 2016, que foi 1,30 metro. Estamos em alerta máximo desde o dia 20 de junho e vamos permanecer nesse sentido”, reforçou.


Nível do Rio Acre, em Rio Branco, baixou cinco centímetros entre sábado (3) e domingo (4) — Foto: Albanir Sampaio/Rede Amazônica Acre

Nível do Rio Acre, em Rio Branco, baixou cinco centímetros entre sábado (3) e domingo (4) — Foto: Albanir Sampaio/Rede Amazônica Acre


Ainda segundo o major, o nível do rio baixou cinco centímetros entre sábado (3) e este domingo (4). Ele acrescentou que, se houver chuvas, são temporais rápidos com muito vento, que podem trazer alguns prejuízos.


“Podem ser chuvas leves, mas precisamos de chuvas regulares e lentas, que fazem a diferença de encharcamento de solo. Temos previsão de chuva tipo temporal, vai chover 20 milímetros, uma única vez e em meia hora. Isso não muda nada o nível do rio, vai ter muito estrago, queda de árvores, ventania, destelhamento, mas não muda o cenário”, alertou.


Sair da versão mobile