Ícone do site Ecos da Noticia

Prefeitura e instituições parceiras realizam caminhada em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas

Visando fortalecer o diálogo e a promoção de políticas públicas integrativas, a Prefeitura de Rio Branco, por meio do Departamento de Promoção de Direitos, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasdh), de mãos-dadas com instituições governamentais e não governamentais, realiza uma série de ações pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que este ano traz como tema: Família e Pessoa com Deficiência, Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas. Uma caminhada no Centro da cidade envolvendo alunos da APAE, familiares, representantes de instituições e órgãos parceiros, marcou o primeiro dia de atividades.


A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída pela Lei Federal nº 13.585/2017, entre os dias 21 e 28 de agosto em todo país. Na capital acreana a data foi estendida por mais dois dias e coincide com a inauguração do Centro de Atenção ao Autista, que funcionará anexo a Policlínica Barral y Barral. O espaço vai oferecer um serviço pioneiro no Acre e será entregue pela prefeita Socorro Neri no próximo dia 30 de agosto.


Para Suzie Lamas, diretora do Departamento de Promoção de Direitos, o objetivo é reafirmar as conquistas e os desafios das pessoas com essa deficiência, tendo em vista a defesa e a garantia de direitos. A proposta central busca promover ações de inclusão social e de enfrentamento ao preconceito e à discriminação contra indivíduos com deficiência, além de sensibilizar governos e comunidades em relação às potencialidades das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.


“É fundamental a participação da família em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação e demais projetos. Em linhas gerais, a Semana busca abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.


Para a diretora da APAE/Acre, Rosa Soares, essa interação representa uma união muito forte que vai fortalecer esse movimento, essa luta, que não é representada só essa semana, mas todos os dias. “A semana nacional que ocorre de 21 a 28 de agosto, tem como objetivo trazer a sociedade as famílias a uma reflexão sobre a questão da criança portadora de necessidade intelectual, para que elas possam garantir seus direitos. Direito a dignidade, a educação e direito a ser respeitada como pessoa, como cidadã”.


“Gosto muito da APAE porque é muito difícil pra nós que temos filhos especiais cuidar deles em casa e trabalhar fora, ter que dá conta de tudo é muito difícil. Queremos melhorias? Sim, queremos. Outra, existe muito preconceito ainda, o pessoal muitas vezes não demonstra que têm… mais tem, até no ônibus que a gente anda. Quando a gente entra no ônibus ver que a pessoa olha assim de lado”, disse Eudineia Gomes, mãe de Arlan Ferreira Gomes, que há 30 anos frequenta a instituição.


O diretor social do Moto Clube Abutres do Acre, João Carlos, enalteceu a iniciativa. Lembrou que o Abutres é padrinho de um jovem que tem uma doença muito severa que é a síndrome de Wilson. “Nosso afilhado que se chama Rogerinho, nos faz sensíveis a todas as causas relativas as pessoas com deficiência intelectual e múltiplas”, disse o motociclista.


Segundo o diretor. O Clube vai se manter solidário para avolumar com outras pessoas de outras representações da sociedade civil, nesta e em outras caminhadas, em prol de continuar chamando atenção do poder público para as necessidades desse grupo tão importante.


Sair da versão mobile