Pesquisar
Close this search box.
posto village ezgif.com gif to avif converter

Prefeitura e instituições parceiras realizam caminhada em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltiplas

Visando fortalecer o diálogo e a promoção de políticas públicas integrativas, a Prefeitura de Rio Branco, por meio do Departamento de Promoção de Direitos, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasdh), de mãos-dadas com instituições governamentais e não governamentais, realiza uma série de ações pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que este ano traz como tema: Família e Pessoa com Deficiência, Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas. Uma caminhada no Centro da cidade envolvendo alunos da APAE, familiares, representantes de instituições e órgãos parceiros, marcou o primeiro dia de atividades.


A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída pela Lei Federal nº 13.585/2017, entre os dias 21 e 28 de agosto em todo país. Na capital acreana a data foi estendida por mais dois dias e coincide com a inauguração do Centro de Atenção ao Autista, que funcionará anexo a Policlínica Barral y Barral. O espaço vai oferecer um serviço pioneiro no Acre e será entregue pela prefeita Socorro Neri no próximo dia 30 de agosto.


Para Suzie Lamas, diretora do Departamento de Promoção de Direitos, o objetivo é reafirmar as conquistas e os desafios das pessoas com essa deficiência, tendo em vista a defesa e a garantia de direitos. A proposta central busca promover ações de inclusão social e de enfrentamento ao preconceito e à discriminação contra indivíduos com deficiência, além de sensibilizar governos e comunidades em relação às potencialidades das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.


“É fundamental a participação da família em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação e demais projetos. Em linhas gerais, a Semana busca abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.


Para a diretora da APAE/Acre, Rosa Soares, essa interação representa uma união muito forte que vai fortalecer esse movimento, essa luta, que não é representada só essa semana, mas todos os dias. “A semana nacional que ocorre de 21 a 28 de agosto, tem como objetivo trazer a sociedade as famílias a uma reflexão sobre a questão da criança portadora de necessidade intelectual, para que elas possam garantir seus direitos. Direito a dignidade, a educação e direito a ser respeitada como pessoa, como cidadã”.


“Gosto muito da APAE porque é muito difícil pra nós que temos filhos especiais cuidar deles em casa e trabalhar fora, ter que dá conta de tudo é muito difícil. Queremos melhorias? Sim, queremos. Outra, existe muito preconceito ainda, o pessoal muitas vezes não demonstra que têm… mais tem, até no ônibus que a gente anda. Quando a gente entra no ônibus ver que a pessoa olha assim de lado”, disse Eudineia Gomes, mãe de Arlan Ferreira Gomes, que há 30 anos frequenta a instituição.


O diretor social do Moto Clube Abutres do Acre, João Carlos, enalteceu a iniciativa. Lembrou que o Abutres é padrinho de um jovem que tem uma doença muito severa que é a síndrome de Wilson. “Nosso afilhado que se chama Rogerinho, nos faz sensíveis a todas as causas relativas as pessoas com deficiência intelectual e múltiplas”, disse o motociclista.


Segundo o diretor. O Clube vai se manter solidário para avolumar com outras pessoas de outras representações da sociedade civil, nesta e em outras caminhadas, em prol de continuar chamando atenção do poder público para as necessidades desse grupo tão importante.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
ba banner portal microcredito 960x100px mai24

Últimas Notícias