Uma programação especial marcou as comemorações pela passagem do Dia dos Pais, neste domingo (11), em Rio Branco. A prefeita Socorro Neri, promoveu a 1ª edição da Corrida do Dia dos Pais para servidores da Prefeitura, visando incentivar a prática esportiva, o lazer e a integração entre os servidores do município.
A abertura do evento foi com a largada da corrida, na pista de caminhada no entorno do Quadrilhódromo, cujo percurso abrangeu as duas faixas da Avenida Amadeu Barbosa com chegada à Arena Rio Branco. Os participantes contaram com estrutura de suporte composta por ambulância, alimentação e batedores de trânsito.
A corrida dos pais foi dividida em duas categorias: de 15 a 40 anos e a partir de 41 anos. Competidores da corrida receberam medalhas de participação e os campeões de cada categoria ganharam troféus, medalhas e uma bicicleta, cada. O vencedor da modalidade até 40 anos foi o servidor da Empresa Municipal de Urbanização Raimundo Nonato Rocha Ferreira. Entre as pessoas com idade acima de 41 anos, Antônio Mesquita, servidor da Secretaria Municipal da Zeladoria da Cidade foi o grande campeão.
Para a prefeita Socorro Neri, a Corrida do Dia dos Pais é uma forma de incentivar os hábitos saudáveis. “A ideia foi fazer essa confraternização com os servidores que são pais e merecedores de todas as homenagens possíveis”, disse a gestora.
Em mais uma demonstração de incentivadora dos esportes a chefe do Poder Público Municipal, após acorrida, visitou o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), o Ginásio Álvaro Dantas (Baixada) e Centro Poliesportivo José Bezerra (Vila Jerusalém), locais onde estão sendo realizados jogos da fase classificatória do campeonato municipal de futsal.
“Essa iniciativa da prefeita Socorro Neri é muito importante, porque, promove inclusão e qualidade de vida. Isso mostra que a Prefeitura está preocupada com o dia-a-dia dos seus profissionais”, destacou jornalista João Renato, diretor executivo da Federação Acreana de Atletismo.
“Para mim esse é um dia muito especial. É o primeiro prefeito que faz isso, eu me sinto muito prestigiado, nos outros dias dos pais não era assim não. A premiação foi muito boa. Obrigado prefeita Socorro Neri. Tô feliz, muito feliz”, disse Antônio Mesquita, que venceu na categoria acima de 41 anos.
“A corrida representa a união, bom convívio das secretarias e dos órgãos da Prefeitura. Na EMURB, trabalhamos em todos os cantos da cidade, mas está neste momento representando minha instituição e vencendo a prova é muito legal. Obrigado prefeita, meu Dia dos Pais ficou completo pela premiação e principalmente pela homenagem”, Raimundo Nonato.
DIA DOS PAIS – No Brasil, segundo o Me. Cláudio Fernandes, o Dia dos Pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto. A data foi pensada por um publicitário chamado Sylvio Bhering. O objetivo de Bhering era tanto social quanto comercial.
Em princípio, o publicitário queria associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, no calendário litúrgico da Igreja Católica, já que a população brasileira à época era predominantemente constituída de católicos.