Ícone do site Ecos da Noticia

Prefeitura de Rio Branco participa do II Encontro Nacional da Rede de Leitura Inclusiva

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Centro de Multimeios participa de 7 a 9 de agosto, do II Encontro Nacional da Rede de Leitura Inclusiva, que acontece no Hotel Radisson – Paulista, em São Paulo.A Rede de Leitura Inclusiva, que conta com 440 instituições organizadas em 23 Estados, é um projeto da Fundação Dorina Nowill para Cegos que tem como objetivo fomentar o acesso à leitura e à informação à pessoas com deficiência. Além de fornecer livros acessíveis à bibliotecas de todo o Brasil, o projeto busca engajar profissionais que atuam como intermediários da leitura, para que este público também seja contemplado em suas atividades.



A Biblioteca Municipal de Rio Branco integra a Rede Inclusiva e desde 2012 recebe material adaptado da Fundação Dorina, contando hoje com uma média de 250 títulos em braile em seu acervo.



“A Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco integra a Rede de Leitura Inclusiva por acreditar na importância da realização de ações colaborativas, em rede, para democratizar o acesso ao livro e à leitura em formatos acessíveis, garantindo que as pessoas com deficiência tenham acesso aos espaços culturais, seus acervos e atividades”, comenta o Secretário Municipal de Educação de Rio Branco, Moisés Diniz.



Em 2019, representantes da Fundação Dorina visitaram bibliotecas de diversos estados, com o intuito de formar Grupos de Trabalho para a realização de novas ações de leitura e inclusão ou potencializem as já existentes. A Biblioteca de Rio Branco integra o Grupo de Trabalho do Acre e está acompanhando o II Encontro, através da participação da professora Lusiane Oliveira.



“A participação da Biblioteca Municipal de Rio Branco neste evento propicia a troca de experiências, o estabelecimento de parcerias e o planejamento de novas ações de leitura acessível a serem colocadas em prática na rede municipal de ensino”, comenta a professora Lusiane.


Além de painéis expositivos sobre os mais variados temas relacionados à leitura acessível, o evento terá oficinas, rodas de leitura e bate-papos, além da apresentação dos primeiros resultados da pesquisa Cenários da Leitura Acessível, realizada pelo Instituto Datafolha.


Mais informações sobre evento estão disponíveis em http://setor3.com.br/events/ii-encontro-nacional-da-rede-de-leitura-inclusiva/


Sair da versão mobile