Ícone do site Ecos da Noticia

Após estudo, sistema de abastecimento de água da capital deve passar por revisão

O Plano Diretor de Água e Esgoto de Rio Branco deve passar por revisão após a conclusão de um estudo feito pelo Departamento de Água e Saneamento (Depasa), que deve direcionar as mudanças que vão ocorrer nesse sistema.


De acordo com o diretor-presidente do Depasa, Josenil Chaves, a ideia é melhorar o abastecimento de água e ampliar o serviço de coleta de esgotos. O novo plano deve contemplar ações para 2020/2040.


“O plano diretor foi formado em 2000 e projetou o nosso sistema e tinha que ter, nesse período, até 2020, alguns ajustes como por exemplo a mudança de algumas adutoras, aumentar a captação, reservatórios. Então, são vários reajustes, até que vença o planejado para 20 anos”, disse.


Entre as principais mudanças estão inclusas melhorias nos sistemas operacionais e projetar as redes, reservatórios e elevatórias para garantir um melhor abastecimento de água na capital.


Além disso, com o crescimento da cidade, algumas ações devem ser imediatas, como a reconstrução de uma nova adutora da ETA 2 para o Setor Central, seguir para o setor Placas até o Ouricuri.


Chaves informou que os projetos estão em fase de elaboração e, em seguida, devem seguir para a captação de recursos para que sejam executadas as mudanças.


“Infelizmente, estamos carentes de muitas reformas e esse rapaz que veio [um engenheiro], projetor do plano, viu que nada tinha sido feito. Então montamos agora o plano estratégico para avançarmos em cima dessas demandas”, informou o diretor.


Além disso, ele informou que esse processo requer ainda um pouco de tempo e acrescentou que são obras a serem executadas a curto, médio e longo prazo.


“Vamos atrás de recursos para fazermos esses projetos serem executados. Na realidade, tem obras que vamos levar de dois a três anos para executar, como de alguns elevatórios e depósitos de água”, explicou.


Sair da versão mobile