Ação é realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em parceria com várias Organizações Não-governamentais (ONG’s)
Com o objetivo de conscientizar a população acerca dos problemas que as hepatites representam no sistema de saúde pública, bem como levar prevenção até as pessoas e explicar todo os mecanismos de como funciona esse agravo, quais são os sintomas e ofertar tratamento para essas doenças, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), promoveu nesta sexta-feira (26), no Centro de Saúde Ary Rodrigues, uma campanha de enfrentamento às hepatites virais.
A ação se dá em alusão ao Dia Mundial das Hepatites Virais, marcado para o dia 28 de julho, e acontece com várias ONG’s parceiras do município, que estão responsáveis pela campanha no Mercado da Seis de Agosto e em frente à URAP do bairro São Francisco. Durante a ação as pessoas interessadas poderão realizar teste rápido para saber se estão ou não infectadas pelos vírus das hepatites A, B, C, D e E, além de Sífilis e HIV.
Segundo Arantes, Apenas no período de janeiro a junho deste ano foram confirmados 69 novos casos de hepatites em Rio Branco. “As pessoas precisam se prevenir contra a hepatite, uma doença silenciosa que de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) já atinge mais de 1.8 milhão de pessoas em todo o mundo.
Ele explica que a hepatite é uma doença de fácil diagnóstico e tratamento, desde que a pessoa acometida saiba o quanto antes foi infectada. “Pedimos às pessoas que procurem uma unidade básica de saúde para fazer o teste rápido e, caso seja constatado que tem a doença, inicie imediatamente o tratamento, que está à disposição da população no Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatiza Arantes.
O que é hepatite
A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas.
As hepatites virais são inflamações causadas por vírus que são classificados por letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. No Brasil, mais de 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B (21,8%) e A (1,7%). O país registrou 40.198 casos novos de hepatites virais em 2017. O SUS oferece tratamento para todos independente do grau de lesão do fígado