A bola começou a rolar para a disputa da fase regional dos Jogos Escolares na cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, a 648 km de Rio Branco, capital acreana. São 33 equipes dos municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Cruzeiro do Sul estão na briga pelas vagas na fase estadual nas modalidades de futsal, handebol, basquete e vôlei. Os jogos da competição são realizados no ginásio Jáder Machado.
A jovem Enila Puyanawa, da Escola Indígena Ixunbây Rábui, ressalta que os atletas da instituição de ensino precisam superar outros adversários além dos que encontram dentro da quadra.
Enfrentando trancos e barrancos, com preconceito que nós somos índios, mas a gente quer dar o melhor da gente durante esses três jogos e quer levar essa conquista para Rio Branco.
Para o treinador, Ariton Puyanawa, a maior aliada do bom desempenho das atletas é a dedicação. Além de percorrer cerca de 20 km de estrada de terra, elas não possuem quadra para treinar.
De acordo com o coordenador dos Jogos Escolares, Ulisses Torres, a definição sobre a realização da fase estadual vai ser fechada em reunião nos próximos dias.
*Colaboração Glédisson Albano, da Rede Amazônica Acre