Indígenas acreanos participam de conferência global da ayahuasca, na Espanha

A III Conferência Internacional da Ayahuasca reúne diversas entidades que têm como base a bebida sagrada ayahuasca, ela ocorre em Girona, na Espanha, entre os dias 31 de maio e 3 de junho. Os povos indígenas acreanas também estarão representados neste evento, participam membros das grupos Yawanawa, Puyanawa e Huni Kuin.


A conferência traz a discussão, entre outros temas, de que não se pode separar o ritual da ayahuasca de sua trajetória junto aos povos indígenas e na proteção da Amazônia. Indígenas e não indígenas irão ainda debater como as plantas medicinais atuam na recuperação de pessoas traumatizadas, bem como na construção de uma comunidade.


Para Zezinho Yube, uma liderança do povo Huni Kuin, do Acre, sua participação e de outros grupos da América do Sul, reconhece a história dos povos amazônicos. “Temos aqui o reconhecimento dos conhecimentos tradicionais. E que o uso da ayahuasca por diferentes povos da Amazônia pode ser reconhecido e respeitado pelo mundo, é uma tradição que vem dos povos indígenas”, afirma.


Há a proposta para construção de uma carta coletiva dos povos indígenas de diferentes países que participam da conferência, denunciando a destruição da Amazônia.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias