Um princípio de incêndio foi registrado no início da noite desta quarta-feira (29) dentro do Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco. Uma equipe do Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência e conseguiu debelar as chamas.
Nossa reportagem procurou o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/Ac), que através de sua assessoria de imprensa informou apenas que o sinistro ocorreu numa das celas da Ala Médico-Psiquiátrica.
O Iapen não deu mais detalhes sobre a situação, nem mesmo se algum detento foi vitimado no incêndio. Uma das celas do presídio teve sua estrutura danificada e tudo o que tinha dentro foi consumido pelo fogo.
De acordo com informações pelo menos quatro detentos sofreram queimaduras.
Os presos feridos foram socorridos e encaminhados ao Pronto Socorro do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Eles foram identificados como Demétrius Claros Lima, Francisco Erivaldo Alves Lima, Auricélio da Silva e Paulo César de Jesus.
Após as negativas de informações e com a notícia circulando nas redes sociais o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/Ac), através de sua assessoria resolveu confirmar o sinistro e detalhou que o detento identificado por Paulo César de Jesus, ateou fogo em um colchão na tentativa de atingir os companheiros de cela. O incêndio foi debelado pelos próprios agentes de plantão na unidade.