Ícone do site Ecos da Noticia

Após contaminação, decreto da prefeitura regulamenta produção de açaí em Rio Branco

Decreto foi assinado pela prefeita Socorro Neri, nesta quarta-feira (13), e representantes da Embrapa, MP-AC, Semsa e outros. Saúde atestou contaminação do barbeiro na bebida vendida em mercado.

Após contaminação, a Prefeitura de Rio Branco assinou um decreto que regulamenta a produção do açaí vendido na capital acreana. O documento foi assinado nesta quarta-feira (13), pela prefeita Socorro Neri e representantes do Ministério Público do Acre (MP-AC), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e vereadores.


A ação ocorre depois que a Saúde atestou contaminação no açaí vendido no Mercado Elias Mansour, na área central da capital acreana. Foi feito um chamamento para que as pessoas que consumiram a bebida no local fizessem um exame de diagnóstico para doença de chagas.


Quase duas mil pessoas fizeram o exame. Segundo a Saúde, 94,8% dos exames deram negativo para a doença.


O responsável pela Secretaria municipal de agricultura familiar e desenvolvimento econômico (Safra), secretário Elyson Ferreira, falou que o decreto estipula alguns pontos de higiene desde a colheita até o processamento em vinho.


“Estipula que os produtores devem se cadastrar e se certificar para que possam, através das instituições responsáveis dos estabelecimentos, trabalhar com mais segurança”, explicou o secretário da Secretaria municipal de agricultura familiar e desenvolvimento econômico (Safra), Elyson Ferreira.


Açaí contaminado foi vendido no Mercado Elias Mansour entre novembro e janeiro do ano passado — Foto: Reprodução

Açaí contaminado foi vendido no Mercado Elias Mansour entre novembro e janeiro do ano passado — Foto: Reprodução

Curso


Ainda segundo Ferreira, os batedores – pessoal responsável por transformar o caroço na bebida – vão ser submetidos a um curso com técnicas de higienização e boas práticas para evitar que passe alguma fruta contaminada no processo. Já há 26 produtores inscritos no curso, mas nesta quinta-feira (14) , o número deve aumentar.


Sair da versão mobile