Pesquisar
Close this search box.
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Após contaminação, decreto da prefeitura regulamenta produção de açaí em Rio Branco

Decreto foi assinado pela prefeita Socorro Neri, nesta quarta-feira (13), e representantes da Embrapa, MP-AC, Semsa e outros. Saúde atestou contaminação do barbeiro na bebida vendida em mercado.

Após contaminação, a Prefeitura de Rio Branco assinou um decreto que regulamenta a produção do açaí vendido na capital acreana. O documento foi assinado nesta quarta-feira (13), pela prefeita Socorro Neri e representantes do Ministério Público do Acre (MP-AC), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e vereadores.


A ação ocorre depois que a Saúde atestou contaminação no açaí vendido no Mercado Elias Mansour, na área central da capital acreana. Foi feito um chamamento para que as pessoas que consumiram a bebida no local fizessem um exame de diagnóstico para doença de chagas.


Quase duas mil pessoas fizeram o exame. Segundo a Saúde, 94,8% dos exames deram negativo para a doença.


O responsável pela Secretaria municipal de agricultura familiar e desenvolvimento econômico (Safra), secretário Elyson Ferreira, falou que o decreto estipula alguns pontos de higiene desde a colheita até o processamento em vinho.


“Estipula que os produtores devem se cadastrar e se certificar para que possam, através das instituições responsáveis dos estabelecimentos, trabalhar com mais segurança”, explicou o secretário da Secretaria municipal de agricultura familiar e desenvolvimento econômico (Safra), Elyson Ferreira.


Açaí contaminado foi vendido no Mercado Elias Mansour entre novembro e janeiro do ano passado — Foto: Reprodução

Açaí contaminado foi vendido no Mercado Elias Mansour entre novembro e janeiro do ano passado — Foto: Reprodução

Curso


Ainda segundo Ferreira, os batedores – pessoal responsável por transformar o caroço na bebida – vão ser submetidos a um curso com técnicas de higienização e boas práticas para evitar que passe alguma fruta contaminada no processo. Já há 26 produtores inscritos no curso, mas nesta quinta-feira (14) , o número deve aumentar.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
ba banner portal microcredito 960x100px mai24

Últimas Notícias