Ao todo, Tribunal do Acre oferece 15 vagas. Inscrições que acabariam na quarta (13), foram prorrogadas até 20 de fevereiro.
Tribunal de Justiça do Acre oferece 15 vagas para juiz de direito substituto — Foto: Reprodução/Google Street View
As inscrições para o concurso público do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) foram prorrogadas até às 23h59 do dia 20 de fevereiro. Conforme o edital, são 15 vagas para o cargo de juiz de direito substituto para o Acre. As inscrições encerrariam na quarta (13), mas prazo acabou sendo estendido.
O edital com a prorrogação foi publicado na edição desta quinta-feira (14) do Diário Eletrônico da Justiça. O salário é de R$ 30.404,41 mil e os interessados podem fazer a inscrição preliminar pelo site da Fundação Vunesp.
Das 15 vagas oferecidas pelo TJ-AC, uma é destinada para candidatos com deficiência e três para candidatos negros. Conforme o edital, a prova está agendada para o dia 7 de abril, na capital acreana, Rio Branco.
O certame será composto de cinco etapas, que incluem prova objetiva, discursiva e prática de sentença, inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social do candidato, exames de sanidade física e mental e avaliação psicológica. A quarta etapa deve ser de prova oral e a última de avaliação de títulos.
Hotéis lotados
Mais de 3,8 mil pessoas se inscrevem, até terça-feira (12), no concurso para o cargo de juiz de direito substituto do TJ-AC. Porém, a Secretaria de Turismo afirmou que os candidatos não encontram vagas nos hotéis de Rio Branco, local da prova, e, com isso, o número de inscritos não será maior.
As inscrições iniciaram no dia 14 de janeiro. O TJ-AC confirmou ter recebido diversos relatos dos candidatos sobre a falta de vagas nos hotéis. Alguns desses candidatos chegaram a sugerir que a prova fosse aplicada também em outros estados.
A informação também foi confirmada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio-AC). De acordo com a instituição, todos os hotéis da capital estão sem vagas para esse período. Em número, segundo a Fecomércio, são quase 4 mil vagas só em Rio Branco.
Campanha
A secretária de Turismo do Acre, Eliane Sinhasique, falou que houve até campanha para incentivar os acreanos a oferecerem um espaço em casa para os concurseiros.
“Fizemos um estímulo à população para que pudesse oferecer suas casas e quartos extras como hospedagens alternativas, mas poucos aderiram a essa forma de ganhar um dinheiro extra”, complementou.
Eliane explicou que o candidato primeiro reserva o hotel para depois se inscrever, para ter a garantia ter um lugar para ficar. Com a falta de quartos, o número de inscritos deve ser menor.