Em Rio Branco, o Rio atingiu a cota de 11,97 metros na medição de 12 horas desta quinta-feira (14).
Rio Acre chegou a 11,97 metros na medição das 12h desta quinta-feira (14), em Rio Branco — Foto: Divulgação
A situação do Rio Acre ainda não é estável. Até o final de março não é descartada a possibilidade de o Rio ultrapassar a cota de alerta e até mesmo transbordar, segundo informou o major do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão.
Em Rio Branco, o rio atingiu a cota de 11,97 metros na medição de 12 horas desta quinta-feira (14).
“Em Rio Branco, apesar de termos alcançado a cota de 12 metros para baixo, não significa dizer que é uma situação tranquila e segura para nós. Porque da mesma maneira que, no início do mês passado, ele ultrapassou a cota de transbordo, recuou e voltou a transbordar, isso pode voltar a acontecer em fevereiro ou março”, explica.
Desde sábado (9), até esta quinta, foram mais de 3 metros de vazante, mas o comportamento dos rios é irregular, segundo explica o major.
“A vazante ocorria em todos os municípios, mas voltou a subir em Assis Brasil, Brasileia e Xapuri. E quando começar a baixar lá, toda essa água vem para cá”, diz Falcão.
Nível dos rios
Em pouco menos de 24 horas, o Rio Acre, em Rio Branco, baixou 47 centímetros. Na medição de seis horas de quarta-feira (13), o nível do manancial era de 12,44 metros, às 12 horas desta quarta-feira (14) a cota era de 11, 97 metros.
A preocupação, conforme o major do Corpo de Bombeiros, é o nível do Rio no interior que subiu durante a manhã desta quarta.
Em Assis Brasil, o nível do manancial subiu de 3,18 metros para 4,02 metros, segundo a medição de das 12 horas.
Em Xapuri, o nível do Rio voltou a subir entre a medição das 9 horas e das 12 horas quando estava com 5,57 metros.