Polícia Federal tem menos de uma semana para denunciar ou não o prefeito de Capixaba


Polícia Federal tem menos de uma semana para denunciar ou não o prefeito de Capixaba

Já se passam quase seis meses desde o afastamento do prefeito de Capixaba, José Augusto (Progressistas), afastado em agosto de 2018, suspeito de desviar recursos do caixa da Prefeitura de Capixaba, no interior do Acre. Após duas fases, a Operação Ícaro ainda não rendeu sequer uma denúncia contra os investigados.


O tempo máximo do afastamento, que é de 180 dias, é também o prazo para que a Polícia Federal faça ou não a denúncia contra o prefeito ou até mesmo os investigados, que são observados há meses pela equipe do delegado Eduardo Gomes. O delegado está correndo contra o tempo para finalizar o inquérito policial e enviar ao Poder Judiciário.



A Operação Ícaro já rendeu o afastamento de dois prefeitos, mas um deles, o de Senador Guiomard, André Maia (PSD), está preso acusado de comandar um organizado esquema de desvio de recursos enviados à cidade pelo Ministério da Saúde. Entre idas e vindas, diligências e operações, a investigação já gerou polêmica institucional na imprensa.


O escrivão da Polícia Federal, Alberto Grassioli, foi orientado pelo delegado Eduardo Gomes, por WhatsApp, a falsificar a assinatura deste e viabilizar a sequência de escutas telefônicas que estavam sendo feitas. O áudio vazou e o caso virou manchete nos principais jornais. Desde então, ninguém mais toca no nome da operação dentro da PF.


Uma fonte, ligada à Polícia Federal, alerta que Eduardo Gomes não pensa em desistir do inquérito, e deve fazer a denúncia até a próxima terça-feira, dia 26, dois dias antes de findar o prazo para isso. Até lá, o inquérito segue em sigilo, e apenas o delegado equipe podem acessar o teor das investigações.


“Com os fatos que já tem, o delegado já poderia até fazer a denúncia, mas ele é muito detalhista, e está montando esse despacho, tá fechando o inquérito. O prazo sobre o prefeito é até o fim do mês, ou seja, semana que vem. Creio que ele não vai mais pedir prorrogação, ele vai apresentar a denúncia, no máximo, terça-feira, quem sabe até antes”, acredita.


Entenda a Operação Ícaro

A Polícia Federal apura o envolvimento da http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração pública daquela cidade na aplicação indevida de recursos de verbas repassadas ao município, mais especificamente do PAB FIXO (Piso de Atenção Básica Fixo) de incremento à saúde, incluindo fraude na entrega de medicamentos e de materiais odontológicos e superfaturamento em valores repassados para reformas em postos de saúde, bem como direcionamento na contratação de empresas que entregavam medicamentos.


Segundo as investigações, há indícios de que o sobrepreço na contratação de serviços na área da saúde seja de pelo menos 65% dos itens cujo encarecimento foi identificado, o que pode ter gerado um prejuízo aproximado de 525 mil reais ao programa do Ministério da Saúde.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias