Ícone do site Ecos da Noticia

Parceria garante alfabetização para servidores da Emurb

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) e o Espaço Pedagógico Aprender vai garantir a alfabetização de servidores da empresa.
Pela parceria, a Emurb fornecerá todo o material didático e escolar, enquanto o Espaço Pedagógico Aprender oferecerá, a custo zero para a municipalidade, suas salas de aulas onde os novos estudantes receberão conhecimentos.
Na terça-feira (29), 18 trabalhadores da empresa municipal retornaram à sala de aula para realizar o sonho de aprender a ler e escrever. O curso oferecido aos trabalhadores terá a duração de três meses, podendo ser ofertado a novas turmas de servidores da Emurb.
O presidente em exercício da Emurb, Gabriel de Souza Almeida, ressalta a importância do projeto. “Educação é sempre importante. Então, nós procuramos identificar as pessoas que trabalham na nossa empresa, e que apresentavam alguma deficiência com relação ao ensino para participar do projeto, idealizado pelo presidente Marco Antônio, capitaneado pela doutora Fernanda e pelos parceiros”, explica.
“Hoje nós estamos concretizando a nossa proposta de alfabetizar os nossos servidores por entendermos que conhecimento é um passo para o futuro. A http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração tem muito a ganhar com a capacitação desses trabalhadores”, enfatizou Almeida.
Segundo ele, de imediato, cerca de 30 servidores, sendo 18 analfabetos e o restante (12) de semianalfabetos, participam do projeto.
Emoção
A professora Ivanice Guimarães, responsável pela alfabetização dos trabalhadores, se emociona quando fala dos novos alunos. “Sempre tive vontade de participar de um projeto como esse. A Fernanda me procurou com a ideia de fazermos essa parceria, e eu aceitei de primeira. São pessoas que têm interesse em aprender, que não faltam às aulas. Quando eles soletram uma palavra e veem que conseguiram, seus olhos brilham. Não há nada que pague isso”.
A psicóloga faz questão de enfatizar a parceria firmada com o Espaço Pedagógico Aprender, que abraçou a proposta de oferecer aos trabalhadores a busca por conhecimento. “O aprendizado dessas pessoas significa muito para a Prefeitura e, em particular, para a nossa empresa”, salienta Fernanda.
Grande oportunidade
Damião Germano da Silva, 46 anos, não esconde a felicidade de poder estar na sala de aulas. “Essa é uma grande oportunidade que a Emurb me dá, de aprender ler e escrever, para poder crescer como profissional”.
Ele conta a dificuldade que sempre teve por não saber ler e escrever. “Toda vez que eu ia atrás de um emprego, a primeira coisa que queriam saber era qual o meu grau de instrução. Quando era mais novo nunca tive oportunidade de estudar, pois precisava trabalhar para sobreviver. Agora, estou feliz com essa oportunidade que a prefeita e a Emurb estão me dando”, conclui Germano.
Sair da versão mobile