Documento aguarda sanção da prefeita Socorro Neri. Lei autoriza o poder executivo a construir e implementar políticas públicas para prática da capoeira.
Os vereadores da capital acreana aprovaram recentemente, por unanimidade, uma lei que institui o ‘Dia Municipal da Capoeira’ a ser comemorado, anualmente, no dia 3 de agosto. O documento, que também cria a Semana do Capoeirista em Rio Branco, agora aguarda a sanção da prefeita Socorro Neri.
O autor do projeto, vereador Rodrigo Foneck (PT), afirmou que a ideia surgiu a partir de contatos com grupos de capoeira que queriam esse reconhecimento.
Forneck informou que além de instituir a data comemorativa, a lei autoriza o poder executivo a construir e implementar políticas públicas e ações que promovam e divulguem a prática da capoeira.
“Foi uma reivindicação do movimento de capoeira que queria ter esse dia alusivo a eles. Além de uma orientação para que a prefeitura construa uma política específica para a capoeira, e que o formato dessa construção seja feita, prioritariamente, ouvindo os movimentos sociais e as instituições ligadas ao setor”, disse o vereador.