O Secretário de Polícia Civil do Acre Carlos Flávio Portela, juntamente com o diretor de inteligência da Civil, Alcino Junior, assinaram nesta sexta-feira (30), o termo de adesão à Rede Nacional de Tecnologia contra a lavagem de Dinheiro – REDE LAB-LD. O termo foi assinado na sede da Secretaria Nacional de Justiça, em Brasília e significa a instalação de um laboratório especializado em crimes de lavagem de dinheiro.
O laboratório que será implantado no Departamento de Inteligência da Polícia Civil, será composto de softwares
e equipamentos interligados a uma rede nacional que auxilia diretamente no combate à lavagem de dinheiro oriunda do tráfico, corrupção e demais delitos que capitalizam o crime organizado organizado. O acordo ainda prevê o treinamento de pessoal e parceria nas investigações.
Com o acesso direto e informatizado aos dados e alertas relacionadas a operações suspeitas, a Polícia Civil poderá usar essas ferramentas tecnológicas para auxiliar nas investigações financeiras e patrimoniais que giram em torno das organizações criminosas. O laboratório contará com analistas e técnicos na área da Tecnologia da Informação, além de uma equipe de coordenação que estarão auxiliando todas as unidades da polícia civil no estado.