Ícone do site Ecos da Noticia

TRE recomeça transporte de urnas e mesários a locais de difícil acesso para o 2º turno da Eleições no Vale do Juruá

O Tribunal Regional


Eleitoral (TRE) recomeça nesta terça-feira (23) o transporte de pessoas e urnas para as comunidades de difícil acesso no Juruá, que ficam na 4ª zona eleitoral, para o segundo turno das eleições, que ocorrem no domingo (28).


A 4º zona possui 364 urnas de votação. Destas, 39 serão enviadas para as cidades de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, de onde algumas seguem de barcos e até helicóptero para chegar aos locais de votação.


A expectativa, segundo Sidney Brandão, chefe do cartório eleitoral, é que cerca de 150 pessoas sejam deslocadas de Cruzeiro do Sul para o trabalho no segundo turno.


Ele explica que, apesar de a votação no Acre ser apenas para presidente, a estrutura do segundo turno será a mesma do primeiro.


FAB ajuda no transporte de pessoas e urnas — Foto: João Carlos de Godoy / Arquivo pessoal

“A logística é a mesma do primeiro turno, teremos deslocamento de avião, barco e carros. Este trabalho começa com o deslocamento de servidores da Justiça e urnas para as cidades de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. Na quarta, serão cerca de 130 pessoas entre mesários, policiais e bombeiros que vão para as comunidades de difícil acesso”, explicou Brandão.


Em todas as cidades também haverá a presença da polícia. “No sábado, teremos um voo para transportar juízes, promotores, delegados e agentes da Polícia Federal. No total, serão quase 150 pessoas nas seções de difícil acesso e teremos a força policial nos locais de votação para garantir que o processo transcorra sem incidentes”.


Brandão acredita que a votação será mais rápida e com menos filas no domingo.


“Acreditamos que no segundo turno a votação será mais tranquila, pois teremos apenas o voto para presidente. As filas devem diminuir e a questão da biometria cause menos atrasos, já que os mesários estão mais ambientados com essa novidade”.


O eleitor que estiver em trânsito poderá justificar o voto em qualquer seção eleitoral. No entanto, em Cruzeiro do Sul haverá uma urna específica com este fim, na Escola Brás de Aguiar no centro.


Sair da versão mobile