Pesquisar
Close this search box.
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Secretário de Trump fará reunião com rei sobre caso de jornalista

Em seu Twitter, Trump escreveu também que conversou com o rei saudita

© REUTERS/Jonathan Ernst

Por Folhapress –

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (15) que vai enviar o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, para uma reunião com o rei da Arábia Saudita a respeito do desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi.


Em seu Twitter, Trump escreveu também que conversou com o rei saudita, Salman bin Abdul-Aziz al-Saud, e que ele disse que “ignorava” o paradeiro de Khashoggi -crítico das políticas de seu país e, segundo a polícia turca, pode ter sido morto dentro do consulado saudita em Istambul quando tentava tirar documentos.


Após a conversa, Trump levantou a hipótese de que Khashoggi possa ter sido assassinado por “matadores”, sugerindo que essa pode ter sido a explicação oferecida pelo rei.


+Manifestantes protestam contra novas restrições para green card nos EUA


As buscas no consulado, que serão feitas por uma equipe conjunta da Turquia com a Arábia Saudita, estão previstas para a tarde desta segunda, afirmou à Reuters uma fonte diplomática turca. A agência de notícias afirma ainda que o rei Salman ordenou que seja aberta uma investigação interna sobre o caso.


Questionado sobre quando o promotor fará um pronunciamento sobre a investigação, a fonte respondeu: “Ele foi instruído a trabalhar com rapidez”.


Crítico da monarquia do golfo Pérsico e colaborador do jornal americano Washington Post, Khashoggi não é visto desde que entrou na representação diplomática no último dia 2 para obter documentos para seu casamento. O regime saudita afirma que o jornalista deixou o prédio, mas não ofereceu provas.


O caso provocou indignação internacional, com o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçando com uma “punição severa” caso se comprove que Khashoggi foi morto dentro do consulado e aliados europeus pedindo uma “investigação confiável”.


A Arábia Saudita respondeu dizendo que haverá retaliações a qualquer sanção ou pressão econômica.Na sexta-feira (12) o Washington Post publicou que autoridades turcas informaram aos EUA que obtiveram gravações de áudio e vídeo que mostram o interrogatório, a tortura, a morte e o esquartejamento do corpo do jornalista no consulado. Com informações da Folhapress.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
1080 x 250

Últimas Notícias