Del Potro se classificou para a segunda final de Slam em sua carreira
O argentino Juan Martin Del Potro está de volta à final de um torneio Grand Slam. Ele avançou para a decisão da chave masculina do Aberto de tênis dos Estados Unidos, em Nova York.
Ele superou nesta sexta-feira (7) o espanhol Rafael Nadal, que abandonou a semifinal após perder os dois primeiros sets por 7-6 (7-3) e 6-2.
Uma dor no joelho direito, que o fez inclusive pedir atendimento no final do primeiro set, foi a responsável pela desistência do tenista espanhol, após o segundo set, quando voltou a pedir atendimento do fisioterapeuta.
No Aberto da Austrália deste ano, o atual líder do ranking mundial também havia abandonado a competição por problemas físicos, nas quartas de final.
Com isso, Del Potro se classificou para a segunda final de Slam em sua carreira. Por coincidência, a anterior também foi no Aberto dos Estados Unidos, em 2009.
“Não gostaria de ter vencido desta forma. Rafa (Nadal) é o maior lutador do nosso esporte, não é bom vê-lo sofrer desta maneira”, disse Del Potro, na entrevista oficial após a partida.
Segundo o argentino, que completará 30 anos no próximo dia 23, a partida foi extremamente equilibrada no primeiro set, decidida apenas no tie-break. “Acredito que ganhar este primeiro set foi a chave para a minha vitória”, afirmou.
Del Potro tentará agora buscar o bicampeonato do torneio. Em 2009, venceu seu único título neste nível ao derrotar na final o suíço Roger Federer.
O adversário do argentino sairá do confronto entre o sérvio Novak Djokovic e o japonês Kei Nishimori, que ainda jogarão nesta sexta-feira.