A construção do Museu dos Povos Acreanos, mais conhecido como Museu do Meta por estar sendo construído na sede antiga do respectivo colégio, parece que não tem limite para os gastos.
Depois do valor do terreno e a obra já terem consumido acima de R$ 30 milhões, agora o governo do Estado vai gastar até perto de um milhão de reais somente para climatizar as salas com uma estrutura de ar condicionado.
Conforme consta no contrato Nº 346/2018 (Concorrência N° 022/2018 – CEL), a Secretaria de Estado de Educação e Esporte contrato tem por objeto o “fornecimento e instalação de Sistema de Climatização no antigo Colégio Meta para funcionamento do Museu”
Os recurso são proveniente do financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird, acordo de empréstimo 8442-BR/BIRD) e totalizam um máximo permitido de R$ 920.631,87.
O contrato terá vigência prevista de seis meses a contar da assinatura, em 16 de agosto de 2018 e término em 15 de fevereiro de 2019.
O museu tem sido alvo de várias denúncias, desde a aquisição do prédio, o valor e a necessidade da obra, bem como a elaboração do projeto técnico arquitetônico. Além disso, são recursos que o Estado tem de devolver ao Bird e ainda vão onerar os cofres públicos. Com informações da Folhadoacre.