O HDL conhecido como “colesterol bom”, conduz o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo que ele se deposite e obstrua os vasos sanguíneos
Produzido pelo organismo e presente em diversos alimentos, o colesterol apresenta-se de duas formas: o HDL, conhecido como “colesterol bom” e o LDL, “colesterol ruim. Ambos são lipoproteínas que transportam as moléculas de colesterol. O HDL conduz o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo que ele se deposite e obstrua os vasos sanguíneos. Já o LDL, faz o caminho inverso, ou seja, transporta e deposita a substância nas paredes das artérias.
Confira os alimentos indicados pela especialista:
Granola
Além de ser rica em carboidratos complexos proveniente de cereais integrais, a granola é fonte de fibras alimentares. A fibra denominada beta-glucana, presente nesse alimento, é uma forte aliada no controle dos níveis do chamado de “colesterol ruim” no sangue e pode ajudar a diminuir a glicemia de indivíduos diabéticos.
Cevada
Incluir a cevada na alimentação é uma maneira de manter a saúde do sistema cardiovascular em dia. “Isso porque as fibras diminuem a absorção de colesterol no intestino, o que compromete a formação de placas nas paredes das artérias. Dessa forma, a possibilidade de obstrução das artérias, infarto e outras complicações cardíacas cai consideravelmente”, pontua Cyntia.
Soja
Este alimento têm uma proteína chamada isoflavonas genisteína, que contribui para inibir a oxidação do colesterol LDL. Além disso, ele possui outras substâncias que contém ação antioxidante. “Entre as vantagens da carne de soja estão seu baixo teor de gordura, ausência de colesterol, alto teor de fibras e elevado conteúdo proteico”, comenta a nutricionista.
Ervilha
Assim como a soja, a ervilha é uma grande aliada nesse combate. A leguminosa contém substâncias que ajudam na redução do colesterol LDL, impedindo a formação das placas nas paredes das artérias e prevenindo doenças cardiovasculares.
Amendoim
Da mesma família da soja e da ervilha, o amendoim é uma verdadeira fonte de fibras. Rico em gorduras boas como o ômega-3, esse alimento ajuda a diminuir a inflamação no corpo, a proteger o coração contra doenças cardíacas e ainda auxilia no funcionamento regular do intestino.