A menina Sofia Mariá, 4, teve morte cerebral na última segunda-feira (11) na UTI do Hospital da Criança. A morte foi consequência de meningite, confirmada por uma fonte do próprio hospital na terça-feira (12). Ela veio encaminhada do Huerb e foi atendida na unidade de terapia intensiva.
O problema é grave porque há risco de contaminação pela bactéria pneumococo. Já existe outra criança internada no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco. Essa criança estuda na mesma sala que a menina Sofia Mariá, na Escola Infantil Alegria de Viver, no bairro Areal, Segundo Distrito de Rio Branco.
Até agora, a direção da escola não recebeu orientação da Vigilância Epidemiológica
do Município e do Estado, órgãos que já foram notificados pela direção do Hospital da Criança. “Nós não sabemos ainda como devemos proceder”, disse a coordenadora pedagógica da escola, Tia Sandra.
A direção do Hospital da Criança informou que tomou todas as providências protocolares em casos de morte por meningite confirmada. Houve o isolamento do leito onde a garota Sofia Mariá estava.
A chefe da Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, Socorro Martins, informou que o tipo de meningite que matou a criança Sofia Maria é evitada por meio de vacina. Sobre isso, ela deu a seguinte declaração: “Vamos pedir para os pais levarem a carteira de vacinação para verificar a necessidade de realizar a vacina”, prometeu.
NOTA DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DO MUNICÍPIO
O caso relatado de meningite que ocorreu no Hospital da Criança é a meningite pneumocócica. Esse tipo de meningite não é necessário realizar quimioprofilaxia nos contatos.A prevenção se dá por meio da vacina.
Fonte: Agazeta.net