A Honda está preparando um carro elétrico compacto para atuação global. O projeto está sendo tocado na China, onde a montadora japonesa firmou uma parceria com empresa CATL de Ningde, que é conhecida fornecedora de baterias de lítio. O novo produto chegará ao mercado chinês em 2020, mas será vendido em outros países.
Pequeno e com preço competitivo, o compacto elétrico da Honda será derivado do Fit e terá autonomia de 300 km. Esse é o alcance mínimo aceitável atualmente, dada a evolução das baterias de lítio. No Japão, o novo carro custará em torno de 2 milhões de ienes ou cerca de R$ 66,9 mil. O modelo ainda não tem uma forma conhecida, podendo ser um crossover ou mesmo um hatch.
Porém, algumas fontes dizem que o objetivo mesmo é fazer uma variante elétrica do Honda Fit com custo e complexidade mais baixa que o modelo anterior, que foi vendido na segunda geração do monovolume nos EUA. Fala-se que a cadência será de até 100.000 unidades por ano, sendo que a maior parte acabará sendo vendida na China.