Procissão ocorre na tarde desta quinta (31) e organização espera público de 5 mil. Tapetes oferecem passagem digna para Jesus, segundo padre Manoel Costa.
Em Rio Branco, 70 casais deram uma demonstração de fé com a confecção de tapetes de Corpus Christi na manhã desta quinta-feira (31). Na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, a movimentação dos fiéis começou cedo com a lavagem do pátio e toda a organização para a confecção dos tapetes.
O reitor da catedral, padre Manoel Costa, destacou que os tapetes são importantes, pois Jesus estará passando pelo trajeto e os fiéis devem oferecer um espaço digno. A procissão está marcada para ocorrer as 17h pelas ruas do Centro de Rio Branco.
“A Jesus, nós atribuímos o título de rei e Senhor das nossas vidas e do universo. Então, é pela dignidade de quem vai passar pelo espaço e esse trajeto precisa estar adaptado. É Jesus que estará passando e onde Ele passa a melhor coisa que podemos oferecer é um espaço digno”, destacou o padre.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/U/P/zczIBZSISemEBLVXWN0w/reitor-catedral.jpg)
Reitor da catedral diz que tapetes oferecem trajeto digno para passagem de Jesus durante procissão (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)
O funcionário público Éden Miranda relata que há mais de dez anos ajuda na confecção dos tapetes. Ele lembra que antes o trajeto era feito com pó de serra e há sete os fiéis passaram a utilizar o “tecido não tecido”, o TNT, que ajuda na preservação do meio ambiente.
“A princípio, houve uma rejeição por parte de alguns casais, mas vimos que o pó de serra dava mais trabalho e também tinha a questão da poluição. O TNT deixou tudo mais prático, além disso, depois da procissão, já tira o material e fica tudo limpo. É muito gratificante para nós estarmos juntos nessa missão. A gente vê os casais reunidos, a comunidade reunida trabalhando para fazer uma linda festa”, finaliza.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/U/f/aqA4Z6Td2RNAfeHcAABg/eden.jpg)
Edén Miranda conta que há dez anos ajuda na confecção de tapetes (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)