Estabelecimentos devem ser fiscalizados até a sexta-feira (11). Órgão quer garantir que nenhum consumidor seja lesado nas compras para as mães.
O comércio de Rio Branco está sendo fiscalizado pelo Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor no Acre (Procon-AC). A intenção é identificar irregularidades nos locais de venda de presentes com a proximidade do Dia das Mães, celebrado no domingo (13).
Conforme o órgão, a fiscalização vai ser feita em diferentes setores do comércio na capital para garantir que nenhum consumidor seja lesado de alguma maneira. Os estabelecimentos devem ser fiscalizados até a sexta-feira (11).
Os focos são os segmentos de cosméticos e roupas, que normalmente ficam mais movimentados na época. É obrigatória a existência de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos.
Uma das preocupações do órgão é observar o cumprimento da lei que ampara o consumidor em relação à informação do preço dos produtos e se há venda casada ou propaganda enganosa.
A orientação é que, no ato da compra, o consumidor exija a nota fiscal e faça uma cópia do contrato. Segundo o órgão, esses documentos são necessários em caso de um possível problema quanto à compra de um produto. Além disso, é bom se certificar sobre a política de troca da empresa.