Ícone do site Ecos da Noticia

MP vai apurar falta de iluminação pública em três ruas de Brasileia, no interior do Acre

Prefeitura afirma que ruas ficam em área de invasão e trabalha para regularizar situação. Portaria determinando procedimento preparatório foi publicada no Diário do MP nesta quinta (17).


O Ministério Público do Acre (MP-AC) vai apurar a falta de oferta de iluminação pública nas ruas José Joaquim de Lima, Bela Vista e Maria da Costa no município de Brasileia, no interior do Acre. A portaria alega que, ao não oferecer o serviço, a gestão municipal não cumpre com a obrigação constitucional.


O documento foi publicado no Diário do MP-AC nesta quinta-feira (17)e assinado pelo promotor Thalles Ferreira da Costa. Ao G1, a prefeitura de Brasileia informou que as ruas ficam em uma área de invasão e que a gestão trabalha para regularizar a situação dos moradores.


A prefeitura destacou, no entanto, que, mesmo após a regularização, a Eletrobras-AC ainda deve fazer a instalação dos postes de energia e a gestão municipal fica responsável pelas lâmpadas.


Ainda na portaria, o promotor destaca que uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) transferiu aos municípios a obrigação de manter os serviços de iluminação e que o fornecimento de energia é de “peculiar interesse municipal”.


A gestão municipal afirmou que não tem problemas em ofertar iluminação pública, mas aguarda o trâmite dos procedimentos necessários. O órgão destacou ainda que a prefeita Fernanda Hassem buscou o apoio da Câmara de Vereadores de Brasileia para resolver a situação.


Sair da versão mobile