Wesley Rocha, de 18 anos, realizou sonho de tirar o título nesta quarta (9), no Ginásio do Sesi, em Rio Branco. Jovem se recusou a ser registrado como analfabeto e, emocionado, decidiu assinar com o pé.
Com paralisia cerebral, o jovem Wesley Rocha, de 18 anos, se emocionou e foi aplaudido nesta quarta-feira (9) ao tirar o primeiro título de eleitor e assinar o documento com o pé. O prazo para a retirada do título encerrava nesta quarta. O estudante procurou o serviço do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) no Ginásio do Sesi, em Rio Branco.
O cuidador Gabriel Nunes, de 20 anos, foi quem acompanhou o estudante até o ginásio. Ele conta que estavam na escola quando Rocha perguntou se poderia ser levado para tirar o documento. Depois de conseguirem a autorização da diretora, eles saíram da instituição.
Nunes conta ainda que os atendentes informaram que poderiam registrar Rocha como analfabeto e imprimir o documento para ele. O estudante se negou e disse que, se tivesse permissão, assinaria com o pé.
“Ele mesmo falou que tem capacidade de assinar e que iria tentar. O pessoal achou incrível e deixou ele fazer. Ele ficou emocionado por ter tido a assinatura dele reconhecida, mesmo ele não tendo muita prática. Foi uma cena muito emocionante”, lembra.
Além de escrever, Wesley também usa o pé para desenhar, jogar xadrez, dama e pratica esporte paralímpicos. A mãe do estudante, a dona de casa Rejane Rocha,de 37 anos, conta que tirar o título de eleitor era um sonho do filho e que ficou feliz por ele não ter desistido.
“Ele já tinha me dito que queria tirar o título e hoje era o último dia, então eu disse que ele poderia ir. Fico feliz, que apesar de todas as dificuldades, ele quis tirar o título e exercer a cidadania dele”, finaliza.