Fugitivo do presídio de Rio Branco é recapturado; 10 continuam foragidos

Valdemir de Lima Silva foi achado na zona rural de Xapuri, interior do Acre, na tarde de sexta-feira (11). Fuga ocorreu na madrugada de domingo (6) no Presídio Francisco D’ Oliveira Conde.


Após uma denúncia anônima, a polícia conseguiu recapturar o foragido Valdemir de Lima Silva, na tarde desta sexta-feira (11), na zona rural de Xapuri. Ele é um dos presos que fugiram do Presídio Francisco D’ Oliveira Conde na madrugada de domingo (6). Com a captura de Silva, 10 presos continuam foragidos.


Conforme o diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) Aberson Carvalho, o preso estava escondido no quilômetro 45 de um ramal localizado na BR-317. Com ele, a polícia apreendeu uma arma de fogo.


Silva foi levado para a Delegacia de Flagrantes (Defla), em Rio Branco e, após passar pela audiência de custódia, foi encaminhado ao presídio novamente.


“As buscas continuam. Estamos em uma operação integrada, onde a intenção é a gente retornar com todos esses presos para o presídio nos próximos dias”, disse Carvalho.


Fuga na madrugada

Os presos usaram uma corda ‘tereza’ – feita com lençóis emendados – para escalar a muralha da unidade. Todos os detentos eram da cela 22 do pavilhão A e fugiram após fazerem um buraco no banheiro.


O Iapen informou que vai abrir um procedimento interno informativo para apurar como o grupo não foi visto escalando a muralha. Mesmo com a fuga, as visitas de domingo não foram suspensas e seguiram normalmente.


Dez presos continuam foragidos  (Foto: Divulgação/Iapen-AC)

Dez presos continuam foragidos (Foto: Divulgação/Iapen-AC)


Os foragidos são:

  1. Cidiclei de Melo Martins
  2. Halyson Rebouça Batista
  3. Carlos Henrique Costa Lima
  4. Francisco Altevir da Silva
  5. Geilson Ferreira de Oliveira
  6. Odilio Bezerra da Costa
  7. Ivan Silva de Freitas
  8. Alexandre da Silva Uchoa
  9. Tiago Costa Pereira
  10. Marcelo Pereira Barbosa

Em menos de 10 meses, mais de 80 foragidos

Em menos de 10 meses, mais de 80 detentos conseguiram fugir de presídios de quatro cidades acreanas, segundo levantamento feito pelo G1. Desde julho do ano passado, foram registradas ao menos 11 fugas.


As fugas ocorreram nos presídios Francisco D’ Oliveira Conde, em Rio Branco, Moacir Prado, em Tarauacá, Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul e 5ª Unidade Prisional, em Feijó.


Envolvimento em mortes

Presos que fugiram escalando a muralha do Complexo Penitenciário Francisco d’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, no último domingo (6), são investigados em, pelo menos, duas mortes ocorridas na quinta-feira (10).


Segundo a polícia, as vítimas dos detentos são Breno Pereira dos Santos e Alexandre dos Santos Pereira, ambos de 21 anos.


As vítimas andavam de bicicleta com Diego de Lima Vasconcelos, quando os criminosos chegaram e atiraram nos amigos. Breno dos Santos morreu no local, e Alexandre Pereira faleceu durante antedimento no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).


Vasconcelos, que era monitorado por uma tornozeleira eletrônica, foi atingido nas mãos. Ele foi preso no hospital após a polícia descobrir que havia um mandado de prisão contra ele.


Em 24 horas, seis pessoas foram mortas no Acre. Destas, cinco eram moradoras de Rio Branco. O outro crime ocorreu em Sena Madureira, interior do estado.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias