Reunião para discutir nova tarifa está marcada para esta quinta-feira (3) na RBTrans. Essa é a primeira vez que o conselho vai poder decidir sobre tarifa sem intervenção dos vereadores.
O Conselho Municipal de Transportes Públicos deve anunciar o valor da nova tarifa do transporte público da capital acreana. Uma reunião com as 12 entidades que fazem parte do conselho está marcada esta quinta-feira (3), onde deve ser discutida a nova tarifa.
A reunião ocorre às 14 horas na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans).
Esse é o primeiro ano em que o conselho vai poder decidir sobre tarifa sem intervenção dos vereadores. Isso porque os parlamentares aprovaram, em dezembro do ano passado, um projeto de lei que passa essa função para o conselho.
Com o projeto de lei, além de decidir sobre as tarifas do transporte público, o conselho deve analisar e propor medidas que melhorem a segurança dos passageiros e mobilidade diária na capital.
Fazem parte do conselho, representantes da RBTrans, Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRC/AC), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre (CREA/AC) e ainda Sindicato das empresas permissionárias de transportes coletivos (Sindcol).
Além disso, a Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Federação do Comércio do Acre (Fecomércio-AC) e Sindicato dos Trabalhadores de Transporte de Passageiros e Cargas do Acre (SINTTPAC).
Fazem parte também representantes do Sindicato dos Motoristas, Mototaxistas e Condutores Autônomos do Estado (Sindcac) e União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (UMAMRB) e Estudantes do Ensino Superior (DCEs).
Um representante de Estudantes do Ensino Fundamental e Médio, indicados pela Casa do Estudante e União Brasileira de Estudantes Secundaristas e do Sindicato dos Servidores Municipais de Rio Branco (SEEMRB) também são conselheiros.