Ícone do site Ecos da Noticia

Após término de prazo para regularização, mais de 29 mil baixaram App que disponibiliza título de eleitor digital no Acre

Em todo o Brasil, mais de 3 milhões de eleitores fizeram download do aplicativo; e-Título funciona como segunda via e é opcional. Documento impresso continua valendo.


Após o término para a regularização do título de eleitor, que encerrou no dia 9 de maio, 29.372 acreanos já baixaram o aplicativo e-Título para acessar o documento de forma digital por meio de smartphone ou tablet. A informação foi repassada, nesta quarta-feira (16), pelo Tribunal Regional Eleitoral no Acre (TRE-AC).


Em todo o Brasil, segundo o órgão, mais de 3 milhões de eleitores passaram a usar o e-Título.


O TRE-AC voltou a afirmar que não determinou uma meta de eleitores inscritos no aplicativo, pois é preciso que o aparelho seja compatível com o programa e também por se tratar de uma segunda via, que é opcional. A versão impressa continua valendo.


e-Título

Idealizado pelo TRE-AC, o e-Título foi lançado em dezembro de 2017 e está disponível gratuitamente no Google Play e App Store. Para ter acesso, o eleitor deve completar um cadastro digital que vai ficar disponível no aparelho celular.


Para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aplicativo mantém os dados do eleitor em segurança e diminui os riscos de extravios e danos ao documento.


Funcionalidades

Para quem já passou pelo cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, o e-Título vai exibir a foto do eleitor, que é tirada na mesma ocasião em que é coletada a biometria. Para quem não fez o cadastramento biométrico, a foto não aparece.


O documento digital de identificação dos eleitores também possui um QR Code para a validação na zona eleitoral.


A versão digital do título de eleitor também exibe informações sobre quitação eleitoral, dados sobre cadastramento biométrico e endereço do local de votação, disponibilizando, inclusive, um mapa com geolocalização.


Sair da versão mobile