Até bolivianos procuraram serviços na área de cidadania e saúde, segundo o presidente da Fieac. Ação ocorreu neste sábado (26), no Ginásio do Sesc, em Plácido de Castro.
A Ação Global realizou 18 mil atendimentos em Plácido de Castro, no interior do Acre, no sábado (26), no Ginásio do Serviço Social do Comércio (Sesc). Ao todo, 350 voluntários atuaram na 25ª edição do projeto com atendimentos nas áreas de saúde e cidadania.
Até mesmos os bolivianos que vivem na Vila Evo Morales, área de fronteira, procuraram atendimento. A informação foi confirmada por Adelaide de Fátima Oliveira, presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac).
“Estamos proporcionando esse momento para os cidadãos e ficamos muito felizes de ver a alegria das pessoas. Estão vindo até mesmo da Bolívia. Sabemos das dificuldades e do quanto é precário para essas pessoas terem que ir até à capital acreana, Rio Branco”, destacou.
O dia de cidadania é uma ação em parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) com a Rede Globo e essa é a 33ª edição no Acre.
Entre os serviços oferecidos, estão emissão de documento, ultrassonografia, atendimentos odontológicos, vacinação, distribuição de remédios e ações de cidadania.
“Esse é um trabalho que a pessoa se doa. Estamos fazendo ultrassonografia, vacinação, exames, distribuição de remédio. Acho que é um trabalho completo e isso é muito gratificante”, destacou Adelaide.
Para os pequenos, foi dia de aprender a cuidar dos dentes para evitar cáries, mas também foi dia de muita diversão como toda criança gosta. Na ação teve pintura, jogos de tabuleiro e pula-pula.
“Vim brincar. Estou feliz sim. Estou esperando para pular no pula-pula, vale a pena esperar”, disse a pequena Aila Hanna, de 6 anos.
Além disso, o município sofre com a escassez de algumas especialidades médicas para as crianças entre elas a pediatria. Por isso, as mamães aproveitaram para trazer os pequenos e fazer vários exames.
E no dia de oportunidade, a população não perdeu tempo. Os serviços mais procurados eram os ligados à saúde. Muita gente aproveitou para se vacinar contra a gripe e fazer testes rápidos.