192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

TCE coloca na pauta de julgamentos processos com mais de 10 anos


Numa espécie de operação limpa-gaveta, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) tem colocado em sua pauta de julgamento processos quase caducos, alguns com mais de 10 anos de tramitação. A morosidade na análise das prestações de contas dos gestores estaduais e municipais não é de hoje.


Em alguns casos a demora é tanta que um processo pode ficar nas gavetas ad aeternum. Exemplo disso está na pauta desta quinta-feira (19) a ser analisada pelos conselheiros.


Entre os processos está a prestação de contas da Secretaria de Comunicação de 2004 e 2005, quando a pasta ainda era chefiada pelo jornalista Aníbal Diniz (PT), agora membro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e senador de 2011 a 2014.


Os dois casos são de relatoria do conselheiro Ronald Polanco, ex-deputado do PT e indicado para o TCE pelo então governador Jorge Viana (PT). Outro processo em ritmo lento nas mãos de Polanco é a prestação de contas da Câmara de Rio Branco de 2010.


À época a Casa era presidida pelo vereador Jessé Santiago, morto no mesmo ano em um acidente de carro na BR-364. Outra prestação quase caduca na mesa do conselheiro é do ex-prefeito de Rodrigues Alves Francisco Vagner Amorim, o Dêda, aliado do governador Sebastião Viana (PT).


O processo parado data de 2004. Em outros julgamentos o TCE já condenou Dêda por malversação na aplicação dos recursos públicos.


Há seis anos esperando uma sentença está a prestação de contas da Secretaria da Fazenda, então chefiada por Mâncio Lima Cordeiro, de relatoria do conselheiro Cristovam Messias.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias