Encravado na Regional Purus, o presídio de Sena Madureira, Evaristo de Moraes, atingiu na tarde desta terça-feira, 03, a maior população carcerária de sua história. Segundo contagem feita pelos Agentes penitenciários, chegou a 500 o número de presidiários que cumprem pena na determinada unidade.
Projetado originalmente para comportar somente 145 apenados, o presídio de Sena, há anos, encontra-se superlotado. Hoje, por exemplo, está com 355 detentos a mais do que sua capacidade normal.
Com o surgimento das facções criminosas, aumentou consideravelmente o número de prisões em Sena Madureira, envolvendo tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo, homicídios, tentativas de homicídios, dentre outros. Neste ano, especificamente, os casos de homicídios e tentativas diminuíram de maneira significativa, no entanto, outros delitos são praticados, ensejando em novas prisões. Some-se a isso, o fato de que o presídio de Sena também abriga infratores de Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus.
Apesar do número exorbitante de detentos (500 na presente data), nenhuma ocorrência mais grave foi registrada neste ano na penitenciária de Sena. Mesmo assim, os Agentes penitenciários continuam em alerta total.
Destaca-se também que o presídio está sendo ampliado. Após a conclusão da obra serão abertas 312 novas vagas.