Rio Juruá sobe quase 2 metros nas últimas 24 horas e atinge 10,46 m em Cruzeiro do sul

Famílias não devem ser removidas, segundo os Bombeiros. Cota de alerta é de 11,80 metros.


Diferentemente do ano passado, quando o nível do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, atingiu a cota histórica de 14,24 metros. Este ano o volume das águas do rio tem sido abaixo do esperado para o período.


No entanto, nas últimas 24 horas, o rio apresentou uma cheia repentina e subiu 1,70 metro, saindo de 8,76 metros na manhã de domingo (15), para 10,46 metros na manhã de segunda-feira (16).


Apesar elevação considerada nas últimas horas, o capitão Rômulo Barros, comandante do Corpo de Bombeiros, diz que a situação está sob controle e não deve provocar a remoção de nenhuma família das áreas baixas da cidade.


“A situação está sob controle, mas ainda está longe da cota de alerta que é de 11,80 metros. A previsão é que para os próximos dois dias esse processo de cheia continue. Mas, nada que tire a tranquilidade dos órgãos de Defesa Civil. Acreditamos que a subida seja em uma intensidade menor”, destaca.


A cota de transbordo do Rio Juruá é de 13 metros, mas, segundo Barros, a subida do rio não deve causar uma cheia preocupante.


“Embora estejamos num período de chuvas constantes não há ainda preocupação com a remoção de ribeirinhos. Se a cota de alerta for atingida é que teremos uma preocupação maior, faremos o monitoramento de hora em hora, acionaremos do Plano de Contingência para fazer o monitoramento das águas em todo o trajeto do rio”, enfatiza.


Durante este inverno a maior cota registrada no nível do Rio Juruá foi de 10,64 metros registrada no mês de fevereiro


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias