O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT-AC), e mais sete secretários de Estado deixaram os cargos para concorrerem as Eleições 2018. Os anúncios foram feitos nesta sexta-feira (6). Alexandre é pré-candidato ao governo do Acre.
De acordo com a lei eleitoral, os interessados a concorrerem ao pleito devem deixar os cargos públicos até sábado (7).
“Só tenho a agradecer a população de Rio Branco pela confiança e carinho que teve comigo ao longo desses quase seis anos. Busquei cada minuto me dedicar ao máximo à nossa prefeitura e à nossa cidade. Tenho certeza que a Socorro Neri vai dar sequência a esse trabalho. Saio em paz”, afirmou Alexandre após deixar o cargo.
O pré-candidato também falou sobre as propostas para o plano de governo que incluem economia e geração de empregos. “O Brasil precisa voltar a crescer e precisamos buscar meios de diminuir a burocracia. Também temos o desafio da segurança que é um desafio diário”, destacou.
Quem também deixa o cargo é Emylson Farias, que atuava como secretário de Segurança Pública (Sesp). Ele é pré-candidato a vice-governador e vai dividir a chapa com Marcus Alexandre. Quem assume a pasta é Vanderlei Thomas.
A professora universitária Socorro Neri (PSB-AC), que até então era vice-prefeita, assume a prefeitura. Ela afirma que vai dar continuidade aos trabalhos que já eram executados na http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração pública da capital, mas com um perfil diferente.
“Nós temos um plano de governo do qual eu participei da elaboração e depois da defesa durante a campanha e que venho acompanhando a execução. O que nós vamos fazer, evidentemente, é buscar desenvolver essas ações com um toque um pouco diferente, à medida que não temos perfis iguais”, afirma.
Mudanças em secretarais
Além da Segurança, as mudanças também ocorrem em outras secretarias. Glenilson Figueireido deixa a chefia do Instituto de Terras do Acre (Iteracre) e a pasta vai ser assumida por Sebastião de Oliveira.
Cristovam Moura deixa o cargo de secretário do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) e quem assume é André Mansour.
Já no Departamento de Trânsito do Acre (Detran-AC) é Shirleu Figueiredo no lugar no Pedro Longo. Gemil Júnior, que atuava como secretário de Saúde, também deixou o cargo que agora é ocupado por Rui Arruda.
Michel Marques fica no comando da Secretaria de Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) ao invés de Sibá Machado. O mesmo ocorre na Secretaria de Pequenos Negócios (Sepn) que era comandada por Henry Nogueira e passa para Oscar Sérgio.