Superlotado, o Presídio Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, acomoda mais que o dobro de detentos suportados para a capacidade total da unidade.
Ao todo, 470 presos estão no local que deveria comportar apenas 145. O déficit é de 325 vagas. Os dados foram confirmados pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC).
Ao G1, o diretor-presidente do Iapen-AC, Aberson Carvalho, destacou que uma obra de ampliação já está em andamento no local e a previsão é que seja concluída em julho deste ano.
A obra está orçada em mais de R$ 4,3 milhões e inclui a construção de dois novos blocos, totalizando 356 novas vagas, além de três guaritas elevadas, uma guarita de controle de acesso, alambrado de cercamento frontal e alojamento para os agentes penitenciários.
“Com essa obra vamos zerar o déficit. A obra está dentro do esperado e queremos que seja concluída o mais rápido possível para resolver essa situação”, afirma.
A unidade de Sena Madureira é uma das que passam por reformas feitas com a verba do Fundo Penitenciário Nacional (FPN), na casa dos R$ 44 milhões.
O Iapen-AC acrescentou, durante o anúncio do recurso para as obras, que devem ser criadas 1.570 novas vagas em penitenciárias estaduais. Com isso, o espaço excedente vai gerar um superávit superior a 500 vagas.